Não existe família perfeita, mas uma família feliz não precisa ser perfeita!

 

Os membros da família oferecem-nos mais apoio do que quase quaisquer outras pessoas no mundo. Essas pessoas provavelmente estão dispostas a ajudá-lo de qualquer maneira que puderem.

Embora a dinâmica familiar seja tão única quanto os próprios indivíduos, a maioria das famílias esforça-se para ser saudável e funcional. Os seres humanos desejam amor e sensação de segurança, e quem pode fazer isso melhor do que nossas famílias? Todos queremos famílias em que possamos confiar. Ser capaz de contar com os mais próximos de nós, ressoa sentimentos de amor e apreciação.

No entanto, alcançar um ambiente familiar feliz, saudável e amoroso, nem sempre é tão fácil. E discussões e problemas, certamente ocorrem na maioria das famílias.

Seus pais podem ajudar com a faculdade, por exemplo, mas ainda podem discutir com você sobre situações financeiras, como conseguir um emprego de meio período enquanto faz faculdade. Isso pode resultar de muitas coisas, como culpa, falta de comunicação ou simplesmente um mau dia.

 

O ponto é: é completamente normal ter conflitos.

Mas o que separa a dinâmica familiar feliz e infeliz é a forma como os conflitos e as discussões são tratadas, bem como a gravidade delas.

Alcançar esse nível de felicidade nem sempre é fácil. De fato, dissecar exatamente por que uma família se sente infeliz, requer bastante esforço. Pense sobre o seguinte: quão constantes são os conflitos? E quanto a erros de comunicação e discussões sobre pequenas coisas?

 

A única maneira de ser feliz é compreender onde estão as fontes da infelicidade.

É importante ter consciência desses tipos de tendências infelizes. Este é um primeiro passo importante.

Quando as famílias infelizes começam a realmente compreender e ajustar seus estilos de vida, todos ganham. Os membros da família que enfrentam dificuldades estarão mais aptos a pedir ajuda em momentos de necessidade, se tiverem a certeza de que seus parentes responderão com amor e compaixão. Além disso, as atividades diárias são mais fáceis e agradáveis ​​quando nos sentimos em geral, felizes.

 

Toda família define a felicidade de maneira diferente.

É verdade que as famílias felizes são as famílias mais próximas, mas nem todas as famílias são iguais. Isto é porque muitas definições de felicidades diferem de família para família. Alguns grupos familiares exigem jantares e rituais frequentes, como noites de jogos, e outras estão satisfeitas com ligações regulares e reuniões familiares ocasionais.

Considere ler um livro sobre o assunto felicidade! Um livro ótimo é “100 Simple Secrets of Happy Families: What Scientists Have Learned and How You Can Use It” (100 Segredos das Famílias Felizes, no Brasil). Esse livro oferece uma grande visão sobre a felicidade familiar.

 

Um artigo do Time destaca os 20 maiores segredos deste livro:

1. Onde você mora importa – a felicidade de uma comunidade segue a felicidade familiar;

2. A comunicação aberta é uma obrigação para todas as famílias;

3. Conte a historia da família – o conhecimento da história familiar irradia felicidade e orgulho familiar.

4. Para comunicar valores às crianças, concentre-se na proximidade, não nas palestras.

5. Você é um modelo para crianças – sempre tenha isso em mente.

6. Você sempre deve estar aberto às mudanças.

7. Nós amamos aqueles que mostram amor – certifique-se de que o cuidado e a bondade são recíprocos.

8. Sua família precisa que você seja positivo, especialmente, quando os tempos são difíceis.

9. A história supera as desculpas – não se desculpe demais.

10. Tente ser justo, não certo ou correto.

11. O segredo para o excelente equilíbrio entre o trabalho e vida é um sentimento de controle – tome conta do seu horário de trabalho, se possível.

12. Discutir assuntos difíceis torna tudo mais fácil, alongo prazo.

13. A felicidade é determinada pelo que você pensa mais: experimente o seu melhor para se concentrar nos aspectos positivos e combater os negativos.

14. Os rituais familiares são importantes – sentem-se e jantem juntos, regularmente;  planejem atividades que todos gostam!

15. Crianças que escolhem suas atividades gostam da escola – se estiverem interessadas, deixe-as praticar esportes ou fazer outra atividade.

16. Separe o seu trabalho da vida familiar.

17. Relacionar-se com os sogros vale a pena.

18. Os animais de estimação ajudam a criar mais felicidade.

19. As crianças precisam de mais do que apenas mãe e pai – todos os membros da família são importantes!

20. Qualquer um pode ter uma família feliz – todos somos capazes de felicidade, se estivermos dispostos a trabalhar por ela.

 

O planejamento de rituais e atividades familiares fortalece verdadeiramente os laços familiares e cria uma grande felicidade. Para fortalecer a ligação familiar, planeje tempo de qualidade e coisas divertidas para fazerem juntos.

A felicidade nem sempre pode ser alcançada do dia para a noite. Para algumas famílias, pode ser fácil, outras devem fazer um esforço consciente para se tornarem mais felizes. Os seguintes recursos serão muito vantajosos para sua felicidade e a alegria de sua família.

 

Procure aconselhamento familiar para irradiar felicidade na família

Para as famílias que estão longe de ser felizes, a melhor solução é, muitas vezes, através dos esforços terceirizados de aconselhamento familiar. Realmente ajuda ter outra pessoa, profissionalmente treinada, para oferecer apoio.

Famílias em todo o mundo encontram benefícios no aconselhamento familiar. Esta é uma forma de “assistência” de felicidade. Toda família merece ser o mais feliz possível e conselheiros e assistentes sociais são a chave!

Comunicação, comunicação, comunicação!

Uma das maiores armadilhas da felicidade para as famílias é a falta de comunicação. A comunicação é uma obrigação absoluta para todos os tipos de relacionamentos prosperarem, especialmente os familiares. Os conselheiros familiares também ajudam nos esforços de comunicação. Um artigo da Wake Forest University elabora:

“Sem comunicação, os desafios emocionais de uma criança podem transformar-se em uma variedade de problemas comportamentais que afetam muitas outras pessoas além do indivíduo. Sem uma oportunidade para expressar esses sentimentos, os fatores que contribuem podem nunca ser devidamente identificados. A terapia individual geralmente começa com o conselheiro ajudando o paciente a aumentar a autoconsciência “.

Aconselhamento ajuda a garantir que as vozes de todos os membros de uma família sejam ouvidas. Às vezes, apenas nos ouvirmos e nos comunicarmos de forma eficaz é mais difícil do que deveria ser. Felizmente, o aconselhamento familiar ajuda!

 

 

Carregue esses conselhos consigo mesmo:

  • Para construir relacionamentos familiares fortes, ouçam um ao outro.

  • Ao falar, use mensagens sobre você, não sobre o outro.

  • Incentive todos os membros da família a compartilharem seus pensamentos e sentimentos.

  • Famílias fortes passam tempo juntas.

  • Famílias fortes lidam com seus conflitos de forma justa.

  • Famílias fortes desenvolvem confiança.

 

Referências do texto: Lifehack: How to Create a Close Knit Family  – Lifehack: 7 Reasons You’re Unhappy With Your Financial Situation  – Psychology Today: Happy Families Are Not All Alike– 100 Simple Secrets of Happy Families: What Scientists Have Learned and How You Can Use It  – Time: 20 Simple Secrets Of Happy Families – All Backed By Science  – Rawhide: 15 Ways to Strengthen Family Ties  – Case Western University Reserve: Social Work on a Global Scale– Wake Forest University: How Family Counselors Teach Communication Skills – University of Delaware: Building Strong Family Relationships

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

https://osegredo.com.br/2017/06/nao-existe-familia-perfeita-mas-uma-familia-feliz-nao-precisa-ser-perfeita/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

2018, Ano do Cão

February 18, 2018

1/7
Please reload

Posts Recentes

February 12, 2019

February 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags