Om Mani Padme Hum


Estou parecendo uma criança descobrindo coisas novas. O Budismo entrou profundamente em meu coração e estou devagarinho descobrindo cada vez mais sobre essa filosofia de vida tão divina. Sempre soube que o principal mantra do Budismo Tibetano é Om Mani Padme Hum, mas não sabia do seu profundo significado e nem que ele contém toda a essência dos ensinamentos de Buda. Então para os que também se interessam por esse assunto e para vocês leitores que acompanham o blog, falo um pouquinho sobre esse mantra poderoso. Enjoy!

Este mantra tem sua origem na Índia e de lá foi para o Tibet. Os tibetanos não conseguiram entoá-lo da mesma forma, mudando sua pronuncia para: OM MANI PEME HUNG e este é o mantra mais utilizado pelos budistas tibetanos. Qualquer pessoa pode entoá-lo.  O mantra OM MANI PADME HUM, é fácil de pronunciar e poderoso pois contém a essência de todo o ensinamento budista. De acordo com Dalai Lama, o propósito de recitar este mantra é transformar o corpo impuro de suas palavras e mente, no puro e louvado corpo, palavra e mente de um Buda. OM - A primeira silaba, recitá-la o abençoa para atingir a perfeição na pratica da generosidade. MA - Ajuda a aperfeiçoar a pratica da ética pura. NI - Ajuda a atingir a perfeição na pratica da tolerância e paciência. PAD - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da perseverança. ME - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da concentração. HUM - Ajuda na conquista da perfeição na pratica da sabedoria. A senda das seis perfeições é a senda de todos os budas. Ao recitar este mantra, o meditante também pode conseguir as qualidades do Chenrezig, o bodhisatva da compaixão, conhecido na tradição Mahayana como Avalokitesvara. 

Fernanda Lima

Fonte: Tudo de Om


Todos os direitos reservados ®                             Associação sem fins lucrativos                                geral@campusdereiki.com                                    Fundada em 2009